5º Fórum terá eleição para escolha de representante do CNPC

 Durante o 5º Fórum Nacional de Museus, irá acontecer  a eleição para escolha do representante da sociedade civil da área de museus que vai compor o plenário do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC).

O CNPC é o órgão colegiado, integrante da estrutura do Ministério da Cultura (MinC) que tem por finalidade propor a formulação de políticas públicas, com o propósito de promover a articulação e o debate do governo e da sociedade civil organizada para o desenvolvimento e fomento das atividades culturais no território nacional.

O CNPC é integrado pelos seguintes entes:

I – Plenário;
II – Comitê de Integração de Políticas Culturais;
III – Colegiados Setoriais;
IV Comissões Temáticas e Grupos de Trabalho; e
V – Conferência Nacional de Cultura.

Os cidadãos que atuam em áreas técnico-artísticas ou de patrimônio cultural podem participar debatendo as temáticas do seu segmento e elegendo representantes para a composição do Plenário do CNPC.

Na área de museus o  artigo 5º, II, da  Portaria Nº 51, de 02/05/2012 estabelece que  as entidades representativas do setor se cadidatarão e se submeterão a processo de votação no V Fórum Nacional de Museus a se realizar em 2012, sendo que as três entidades mais votadas indicarão seus representantes para a composição da lista tríplice da área.

Em breve, mais informações sobre o tema.