5º FNM: 19 a 23 de novembro em Petrópolis, RJ

Estão prorrogadas as inscrições para o 5º Fórum Nacional de Museus (FNM), que será realizado entre os dias 19 e 23 de novembro, no Sesc Quitandinha, em Petrópolis (RJ). Interessados em participar podem se inscrever aqui.

A programação será composta por mini-cursos, painéis, conferências, comunicações coordenadas e encontro de pontos de memória, além de eventos paralelos. O evento será encerrado com plenária final dos grupos de trabalho. Confira a programação completa.

Com periodicidade bienal, o Fórum Nacional de Museus é o principal evento do setor museal brasileiro e uma oportunidade para promover o intercâmbio de experiências entre profissionais, acadêmicos e estudantes de Museologia e áreas afins.

O tema deste ano será 40 anos da Mesa-Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade. A ideia é discutir e consolidar as ações da Política Nacional de Museus como propulsoras da inclusão social, da cidadania cultural e da valorização do patrimônio cultural brasileiro.

O 5º Fórum Nacional de Museus é uma realização conjunta do Ibram e da Associação Brasileira de Museologia (ABM), e conta com o apoio do Sesc Rio. As inscrições para envio de trabalhos já foram encerradas.