Segundo dia do 7º FNM tem conferência sobre cooperação internacional

Na segunda conferência do 7º Fórum Nacional de Museus (FNM), ontem (1º) em Porto Alegre (RS), o chileno Alan Trampe Torrejón falou sobre a Valorização dos museus por meio da cooperação internacional e os 10 anos da Declaração de Salvador.

7FNM_AlanTrampeTorrejón, que é subdiretor Nacional de Museus da Direção de Bibliotecas, Arquivos e Museus do Governo do Chile e membro fundador do Programa Ibermuseus, destacou a mudança na concepção de cooperação, que antes era vista apenas como um caminho para se conseguir recursos.

Ele afirmou que, após a Declaração de Salvador (2007), os museus ibero-americanos passaram a trabalhar com uma concepção de cooperação mais horizontal e destacou o protagonismo do Brasil no desenvolvimento do setor na região ibero-americana, que levou à criação do Programa Ibermuseus.

“Houve um avanço significativo na compreensão de que cooperação com mais diálogo, a compreensão de problemas em comun e uma reflexão para encontrar solução para assuntos comuns, tendo ciência das especificidades de cada um”, comentou.

Torrejón levantou ainda questões sobre o papel dos museus, suas problemáticas, suas relações com a sociedade e ressaltou que ainda há muito o que avançar em termos de cooperação regional, pois ainda há vários países que não têm políticas específicas para o setor de museus.

A conferência foi mediada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Mattos Araujo. Assista a conferência na integra – transmitida ao vivo e com tradução simultânea.

Texto e fotos: Ascom/Ibram