Revisão do PNSM tem oito grupos de trabalho no FNM 2014

No dia 24 de novembro, às 8h (horário local), tem início o credenciamento para o 6º Fórum Nacional de Museus – que será realizado até dia 28, no Hangar em Belém (PA). A seguir, os participantes credenciados podem optar pela participação em um dos oito Grupos de Trabalho (GTs) que se dedicarão à revisão do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM).

O grupo “A” abordará indicadores que mensuram aspectos da universalização do acesso à cultura, entendendo o acesso em suas múltiplas dimensões. Já o grupo “B” tratará dos indicadores referentes à articulação entre diversas políticas, setores, organizações e atores.

Os participantes do grupo “C” debatem sobre os indicadores de investimento no campo museal, com enfoque nos fundos setoriais e no financiamento público. O grupo “D” também debate sobre os indicadores de investimento no campo museal, mas com enfoque na captação de recursos e nas atividades econômicas dos museus.

Os indicadores a serem discutidos pelo grupo “E” abordam princípios de participação e corresponsabilização social como mecanismos de criação de museus e desenvolvimento de processos museais. O grupo “F” trata do conjunto de indicadores que está relacionado à função educativa dos museus como instrumento de conscientização e desenvolvimento cultural.

Já o grupo “G” analisará indicadores relacionados à identificação e ao registro do patrimônio cultural. Por fim, o grupo “H” debaterá todos os indicadores que abordam as possibilidades e os limites de gestão. Saiba mais sobre os grupos de trabalho. Confira ainda o Caderno Metodológico da revisão do PNSM, que será entregue impresso aos participantes.

Inscrições
Após o encerramento das inscrições online para o 6º Fórum Nacional de Museus, havia 597 participantes registrados. Vale lembrar que  interessados ainda podem se inscrever no local.