Retrospectiva: Fórum Nacional de Museus completa 10 anos em 2014

Desde 2004, o Fórum Nacional de Museus (FNM) acontece a cada dois anos no Brasil.  O objetivo maior do encontro bianual é refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM) e consolidar as bases para a implantação de um modelo de gestão integrada dos museus brasileiros, representado pelo Sistema Brasileiro de Museus.

Às vésperas de sua sexta edição, que começa na segunda (24) em Belém (PA), o Fórum se pauta ainda pelo compromisso de manter atual o debate sobre o papel da museologia no país, contribuir para o processo de desenvolvimento de políticas públicas para museus e atualizar o campo sobre assuntos relevantes no contexto nacional e internacional – sempre com uma proposta de temas transversais às diversas áreas do conhecimento.

Cada edição do FNM deixou seu legado no processo de consolidação das políticas públicas para o setor. Na primeira delas, realizada em Salvador (BA) em 2004, o tema foi A imaginação museal: os caminhos da democracia.

Ouro Preto sediou o FNM em 2006

Na segunda edição, realizado em Ouro Preto (MG) em 2006, o tema – O futuro se constrói hoje – contribuiu para a apresentação e o desenvolvimento de novas experiências museais.

Mudança social e direito à memória
Dois anos mais tarde (2008), em Florianópolis (SC), o FNM teve como linha mestra o tema Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento. Foi considerado fundamental para a afirmação da centralidade da museologia social no âmbito da Política Nacional de Museus.

Em 2010, o 4º Fórum Nacional de Museus foi realizado em Brasília (DF), com o tema Direito à Memória, Direito a Museus. Essa edição, que contou com a ratificação do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM), representou o ponto mais alto no processo de construção da Política Nacional de Museus e sua efetiva integração ao Plano Nacional de Cultura.

Por fim, a última edição – realizada em Petrópolis (RJ), em 2012 –, teve como tema 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade. A ideia foi avaliar as repercussões do evento sobre o papel dos museus como agentes de inclusão cultural, de afirmação da identidade de grupos sociais, de reconhecimento da diversidade e de desenvolvimento econômico.

FNM 2014
A sexta edição do Fórum Nacional de Museus, que acontece pela primeira vez na região Norte do Brasil, promete dar continuidade ao debate iniciado em 2012. Com o tema Museus Criativos, o evento pretende retomar a discussão sobre os desafios da atuação interdisciplinar dos museus para sua efetiva comunicação com as comunidades em que estão inseridos. Confira aqui a programação.

Foto destaque: FNM 2010 em Brasília (DF)
Fotos: Acervo Ibram