Primavera dos Museus 2017 terá mais de 2,5 mil eventos em todo o Brasil

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) disponibilizou a programação completa da 11ª Primavera de Museus – que acontece em todo o Brasil, entre os dias 18 e 24 de setembro, com o tema “Museus e suas memórias”. Para esta edição estão cadastradas mais de 2,5 mil atividades culturais em 417 cidades de 25 estados e Distrito Federal.

PrimaveraMuseus2017_Cartaz_A3Com 932 instituições participantes, o maior número desde a criação da temporada nacional de eventos em 2007, a Primavera dos Museus visa aumentar o público que frequenta museus, assim como fortalecer os laços das instituições com a sociedade. Na série histórica, entre 2007 e 2016, houve um crescimento de 15% no número de instituições participantes.

No guia online da programação, o formato Busca Rápida permite ao usuário encontrar atividades por Estado, Cidade, Museu ou Palavra-chave. Como resultado da busca, além da programação definida para a 11ª Primavera dos Museus, há ainda os contatos das instituições, tendo em vista que as atividades inscritas são de inteira responsabilidade das mesmas. No endereço acima também está disponível a programação em formato de publicação.

Neste ano, o tema escolhido foi Museus e suas memórias. “Em 2018 iremos comemorar os 200 anos da criação da primeira instituição museal brasileira – o Museu Nacional/UFRJ no Rio de Janeiro”, lembra Marcelo Mattos Araujo, presidente do Instituto Brasileiro de Museus.

“Desde então, milhares de museus foram criados no Brasil – o Ibram tem hoje mais de 3,7 mil deles mapeados. Cada um carrega consigo histórias, contextos, objetivos e memórias. A Primavera dos Museus nesta edição quer dar visibilidade a esses processos”, aposta Marcelo Araujo.

Com o intuito de reforçar a divulgação, o Ibram lançou um kit com conteúdos digitais para que os participantes possam realizar a comunicação de suas atividades. Um texto de referência sobre o tema também foi produzido. O texto e o kit digital de divulgação estão disponíveis gratuitamente.

Dúvidas e outras questões sobre a 11ª Primavera dos Museus podem ser enviadas para o endereço eletrônico primavera@museus.gov.br.

Texto: Ascom/Ibram