Participantes pedem novo encontro nacional do PNEM

No segundo dia do 6º Fórum Nacional de Museus (FNM), que está sendo realizado no Hangar, em Belém (PA), os participantes do Encontro do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) redigiram uma carta que, entre outras iniciativas, reivindica uma nova reunião com representantes de todo o país para concluir a análise e a consolidação das diretrizes do programa.

Em um trecho do documento, os participantes apontam, como o próximo passo da criação e posterior implementação da Política Nacional de Educação Museal, “a realização do II Encontro Nacional do PNEM para votar o texto final da Política Nacional de Educação Museal, no segundo semestre de 2015″. Leia a carta na íntegra.

Participantes do encontro pedem novo encontro para finalizar o PNEM

Participantes pedem novo encontro para finalizar o  documento do PNEM

Os dois turnos em que trabalharam no FNM 2014, na segunda-feira (24) e terça-feira (25), sobre as propostas oriundas dos 23 encontros regionais realizados este ano, não foram suficientes para os nove capítulos que compõem o documento preliminar.

Até que um novo encontro nacional do PNEM se torne realidade – o desejo dos reivindicantes é que seja realizado no segundo semestre de 2015 –, uma equipe com nove coordenadores de grupo de trabalho do programa e três integrantes da Coordenação de Museologia Social e Educação do Ibram irá se reunir para sistematizar as propostas regionais.

A Carta de Belém propõe também um cronograma de trabalho para a educação museal no intuito de buscar articulações com outras instituições relacionadas à área museológica.

Aprovado por todos os participantes do Encontro, o documento será enviado ao Ministério da Cultura, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Secretarias de Cultura estaduais, museus e outras instituições relacionadas ao campo dos museus.