Minicurso Inventário Participativo foi ministrado pelo historiador João Paulo Vieira

Para participantes, minicursos do 7º FNM contribuíram para a formação

Maristela Simão ministrou minicurso sobre montagem de exposições

A museóloga Maristela Simão ministrou minicurso sobre montagem de exposições

A formação teve destaque na sétima edição do Fórum Nacional de Museus (FNM). Nos dias 31 de maio e 1º de Junho, oito minicursos ocorreram simultaneamente, tratando de temas de destaque na área de museus.

O público – representantes de instituições, estudantes, profissionais da área, curiosos e interessados por museus – aprovou  a capacidade de síntese dos ministrantes, que abordaram os principais tópicos de suas temáticas.

“Atendeu minha expectativa, pois foi direto aos pontos que eu precisava”, comemorou Gilson Prodes, que atua na implementação do Museu Histórico de Sapucaia do Sul (RS) e participou do minicurso Documentação de Acervos Museológicos .

“Foi dinâmico e contribuiu para termos uma primeira ideia de tudo”, destacou a estudante de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sofia Perseu, aluna do minicurso Estudos de Público e Educação em Museus.

Marketing museal foi outro minicurso oferecido nesta edição do FNM

Marketing e exposições
Sobre o minicurso Marketing Museal, a museóloga do Museu Municipal Carlos Nobre, de Guaíba (RS), Marina Gutierre, destacou: “queremos aprimorar nossas práticas de marketing, conhecendo novas ferramentas e formas de trabalhá-las. Achei interessantes os exemplos dados”.

Já Luís Carlos Scherer, que trabalha com expografia no Museu de Ciências Naturais da Univates, em Lajeado (RS), comentou: “O curso Fazendo uma Exposição deu um norte para  a montagem das próximas mostras”.

Da mesma forma, o minicurso Inventários Participativos foi elogiado pelos participantes. “É um tema em crescimento. Fazemos muitos trabalhos de campo, então estamos constantemente nos atualizando nessa instrumentalização”, observou a funcionária do Museu de Antropologia do Rio Grande do Sul Rossana Prado.

“ O inventário participativo é um instrumento muito importante para pensar futuras ações”, acrescentou Silmara Küster, professora do curso de Museologia da Universidade de Brasília (UnB) e que também atua no Ponto de Memória da Estrutural (DF).

Planejamento e tecnologia
O diretor do Museu Histórico Municipal de Porto Alegre Joaquim José Felizardo, Alexandre Teles, participou do minicurso Plano Museológico, com o objetivo de finalizar o plano da instituição iniciado em gestões anteriores: “é Fundamental para o processo de institucionalização dos museus em geral. Uma espécie de padronização e profissionalização do que se faz nos museus”.

O minicurso Fomento para a Área Museológica também colaborou para a formação do agricultor Eduardo Kauer, que construiu o Museu Memorial ao Imigrante Alemão, em Montenegro (RS) com recursos próprios. “Minha busca é saber como ter retorno para manter esse museu aberto e salvaguardar esse acervo. Esse tipo de curso abre possibilidades”, ressaltou.

O minicurso Cultura Digital, Museus e Acervos em Rede cooperou para o aprendizado da estudante de Museologia da UFRGS Caroline Grasel: “a formação trouxe muitas informações que não são trabalhadas no âmbito acadêmico”.

Dalton Martins (UFG) ministrou minicurso sobre Cultura Digital

Até quem é referência no âmbito tecnológico tirou proveito, a exemplo do diretor do Museu do Índio (RJ), José Carlos Levinho. A página web da instituição já recebeu quase um milhão de visitas e a base de dados tem cerca de 250 terabytes de arquivos digitalizados.

“Hoje todo mundo trabalha com tecnologia: até nosso sistema de ar-condicionado é digital! Isso precisa ser melhor discutido, para que tenhamos noção exata da complexidade do assunto ”, finalizou.

Texto: Ascom/Ibram
Fotos: Doni Maciel/Arquivo Ibram