Museus têm programação especial durante o 5°FNM

O Museu Imperial e Casa de Cláudio de Souza têm programação especial durante Fórum Nacional de Museus. Durante a semana, o Museu Imperial e sua subunidade, a Casa de Cláudio de Souza, oferecerão horários diferenciados de visitação e programações especiais.

A expectativa da organização do Fórum, que acontecerá no Palácio Quitandinha, é de cerca de 1.500 participantes. Além deles, a cidade também receberá turistas que aproveitarão o feriado prolongado formado pelos dias 15 (Proclamação da República) e 20 de novembro (Consciência Negra, feriado estadual).

Para receber esses visitantes, o Museu Imperial e a Casa de Cláudio de Souza abrirão na segunda-feira, 19/11, das 11h às 18h. Como na data também será comemorado o Dia da Bandeira, o Museu realizará uma cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, com participação de banda, às 11h, em seu jardim.

A Casa de Cláudio de Souza, que não funciona normalmente em feriados e finais de semana, irá abrir também no sábado anterior, 17/11, e na terça-feira, dia 20. Ao longo de toda a semana do Fórum, de 19 a 23/11, haverá ainda edições diárias do projeto “Conhecendo Cláudio de Souza”, que visa a difundir a vida e a obra do escritor e dramaturgo. Esta será a estreia da atividade, que terá continuidade após o Fórum. Dentro do projeto, o público poderá conferir de hora em hora, entre 12h e 17h, a exibição do vídeo “Cláudio de Souza que eu conheci”, em sala com exposição de fotos do titular da casa, seguida de visita guiada. O documentário consiste em depoimentos de Clarisse Fonseca, filha dos caseiros do escritor e que, por isso, conviveu com ele em sua infância. Entre outras recordações, ela fala do importante papel de Cláudio de Souza em sua educação e da sua personalidade, permitindo ao público conhecer o seu lado humano.

Na quarta-feira, 21/11, as exibições do vídeo e visitas guiadas acontecerão apenas entre 12h e 15h, pois, às 16h, haverá uma palestra com Clarisse Fonseca. Será uma oportunidade para os participantes conversarem com ela e tirarem dúvidas sobre quem foi Cláudio de Souza.

No Museu Imperial, também haverá uma programação especial na quarta-feira (21), dia em que o Fórum terá a tarde livre. Às 15h, acontece uma apresentação do espetáculo Um Sarau Imperial para participantes do evento, com entrada gratuita. No mesmo dia, ao longo da tarde, haverá ainda três visitas temáticas com técnicos do próprio Museu. Às 14h, o diretor, Maurício Vicente Ferreira Jr., irá conduzir uma visita sobre “Insígnias Imperiais”. Em seguida, às 15h, o tema será “Usos e costumes no século XIX”, com Regina Resende, chefe do Setor de Educação. E, às 16h, a arquivista Thais Martins falará sobre “Música no século XIX”.

Fonte: Museu Imperial

Além do Museu Imperial e da Casa de Cláudio de Souza, os demais museus da cidade também terão programações e horários especiais durante a realização 5º Fórum Nacional de Museus. Para ver as programações dos demais museus da cidade, clique aqui.