Minicursos atraem participantes do Fórum

Minicursos atraem participantes do Fórum

Mais de 400 pessoas participam desde a tarde desta segunda-feira (19) da programação de minicursos do 5º Fórum Nacional de Museus, que acontece no Sesc Quitandinha, em Petrópolis (RJ).

Uma diversidade de temas atuais relacionados à área de museus está sendo abordada por especialistas convidados em nove encontros que têm atraído o interesse de profissionais, gestores e estudantes ligados ao setor.

No minicurso sobre Plano Museológico, estão sendo apresentados os instrumentos de gestão previstos no Estatuto de Museus e abordados conceitos e estratégias de planejamento e gestão para instituições museais.

As museólogas Taís Valente e Luciana Palmeira, do Departamento de Processos Museais do Ibram/MinC, ressaltaram a importância de que os museus brasileiros pensem suas administrações de forma estratégica, em especial com a proximidade dos megaeventos esportivos de 2014 e 2016 e as possibilidades de investimento no setor abertas por eles.

O legado da Copa do Mundo e Olimpíadas para o setor museal também foi um dos temas abordados durante o minicurso “Museus e Turismo”, que trouxe como convidada a museóloga Maíra Freire, chefe de serviço de comunicação social e atendimento ao público no Museu de Astronomia e Ciências Afins (RJ).

A especialista destacou a necessidade de que os museus possuam infraestrutura adequada e funcionários qualificados para o recebimento de turistas. Lembrou ainda que é preciso conectar o roteiro museológico com outras programações culturais locais.

“O museu é uma instituição forte, que as pessoas desejam conhecer quando viajam. Mas eles precisam estar abertos, incluídos nos guias, serem bem sinalizados, acessíveis”, disse.

“Elaboração de Projetos e Fomento para a Área Museológica”, “Gestão de Risco ao Patrimônio Museológico”, “Ação Educativa em Museus e Museologia Social”, “Gestão e Conservação de Acervos”, “Gestão e Documentação de Acervo” e “Comunicação e Redes Sociais” são outros minicursos incluídos na programação do 5º FNM.

Os minicursos seguem até esta quarta-feira (21). Veja a programação completa.