Inovação, sustentabilidade e gestão de museus são temas de painéis

O 6º Fórum Nacional de Museus (FNM), que acontece entre os dias 24 e 28 de novembro em Belém (PA), leva aos participantes seis painéis sobre assuntos que dialogam com o tema Museus Criativos.

Os dois primeiros, programados para o dia 25, terão como temas Estratégias de promoção voltadas para os museus: práticas e cenários de futuro e Memória como vetor de inovação.

André Araújo, gerente do Museu TAM – Asas de um Sonho (SP); Mariana Valente, pesquisadora do projeto Acervos Digitais, da Fundação Getúlio Vargas, e Lucimara Letelier, diretora adjunta de Artes no British Council Brasil, dividem a mesa no primeiro painel do dia.

No segundo painel estão o professor Leonardo Caravana Guelman, arquiteto e diretor do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF), que divide a mesa com Tainá Marajoara, realizadora cultural na empresa Iacitatá Amazônia Viva, que pesquisa a cultura alimentar da região norte e sua relação com a memória e a economia criativa, e Marjorie Botelho - Mestre em Educação pela UFF e coordenadora executiva do Instituto Imagem e Cidadania Rio de Janeiro.

No dia 26, os participantes do 6º FNM poderão assistir aos painéis Museus e estratégias de sustentabilidade e O fetiche do objeto versus a inovação tecnológica. No primeiro, participam Lucas Martins, diretor do Museu Histórico e Arqueológico de Lins (SP); Samir Raoni, representante titular da Comissão Paraense de Pontos de Cultura, premiado pelo Ministério da Cultura por gerir a Rede Norte de Cineclubes; e Mônica Dias, diretora do Museu Sacaca (AP).

No segundo painel participam Isa Grinspum, cientista social e roteirista, responsável por projetos de museus interativos como o Museu da Língua Portuguesa (SP) e Museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga (PE); e Mário Chagas, museólogo no Museu da República (RJ) e professor da Universidade Federal do Estado do RJ (Unirio).

Gestão e museus
Já no dia 27, os painéis abordam  O setor museal e o Decreto 8.124/2013 e Reflexões sobre a gestão participativa/compartilhada das políticas públicas para a cultura e a memória no Brasil. No primeiro, são painelistas Patrícia Albernaz, Karla Uzêda e Luciana Palmeira, da equipe do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

No segundo e último painel do FNM 2014 estão confirmadas as presenças de Lorena Querol, professora da Universidade de Coimbra (Portugal), Wellington Pedro da Silva, membro da Comissão Provisória de Gestão compartilhada/Participativa do Programa Pontos de Memória, e Pedro Domingues, da coordenação-geral de Programas e Projetos Culturais da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do MinC.

Além dos painéis, o Fórum Nacional de Museus tem ainda em sua programação conferências, minicursos, comunicações coordenadas, reuniões temáticas e encontros, como o do Programa Nacional de Educação Museal e a 4ª Teia da Memória. Confira.

O 6º FNM é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), este ano em parceria com a Secretaria de Economia Criativa (SEC) do Ministério da Cultura (MinC).

Última edição: 13.11.2014