Eleição para o CNPC acontece durante todo o 5º FNM

A segunda etapa de seleção de representantes para o Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), acontece durante o 5º Fórum Nacional de Museus. A votação de entidades representantes  segue até a próxima sexta-feira (23), quando os votos serão apurados e haverá uma lista tríplice de entidades vencedoras. Na etapa final, serão indicados os representantes dessas associações para compor o CNPC.

As entidades habilitadas para o processo de votação foram: Associação Brasileira de Conservadores e de Restauradores (Abracor), Associação Brasileira de Museologia (ABM), Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM-BR) e  Conselho Federal de Museologia (COFEM), todas elas de caráter associativo e de âmbito nacional atuantes na área de museus e memória.

O CNPC é um órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura, e tem por finalidade propor a formulação de políticas públicas com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional.

Os eleitores são todos os participantes inscritos no 5º FNM, maiores de 16 anos, completos até a data de inscrição. O eleitor deve votar apenas uma vez, apresentando um documento oficial com foto no momento da votação.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Tiago Silva