Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico referenda termos de parceria

Na tarde de segunda (19), primeiro dia do 5° Fórum Nacional de Museus, no SESC Quitandinha, em Petrópolis, aconteceu a reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico. Participaram, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Júnior, os diretores e corpo técnico do órgão, além de sete representantes da sociedade civil que compõem o Conselho.

A pauta da reunião foi a consulta de dois termos de parceria que serão firmados pelo Ibram. O primeiro é resultado do processo de negociação do Ibram/MinC com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e pretende selecionar entidade de direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), para realizar prestação de serviços para adequação da infraestrutura tecnológica e de atendimento turístico dos museus da região metropolitana do Recife.

Já o segundo é a parceria entre o Ibram e o Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) para a realização da 23ª Conferência Geral do ICOM, que acontecerá em agosto de 2013, no Rio de Janeiro. O evento, pela primeira vez sediado pelo Brasil, será uma oportunidade para que profissionais de museus de todo o mundo troquem experiências e compartilhem reflexões sobre o campo.

O Conselho chancelou os dois projetos, considerando-os de grande relevância para o setor.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Tiago Silva