Saiba quais minicursos serão oferecidos durante o 6º FNM

Saiba quais minicursos serão oferecidos durante o 6º FNM

No dia 24 de novembro, começa oficialmente o 6º Fórum Nacional de Museus (FNM) em Belém (PA).

Evento bianual organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), nesta edição em parceria com a Secretaria de Economia Criativa (SEC) do Ministério da Cultura (MinC), reunirá os diversos entes do setor museal brasileiro até o dia 28 na capital paraense, sob o tema Museus Criativos.

Tais

Taís Valente

Nos dois primeiros dias, estão programados para ocorrer seis minicursos, todos tratando de temas relevantes para o setor de museus e ministrados por servidores do Ibram.

Um deles trata sobre o Decreto nº 8.124/2013, que regulamentou o Estatuto de Museus e o Plano Museológico, instrumento de gestão instituído pelo Estatuto. Ambos serão abordados pela museóloga técnica em Assuntos Culturais Taís Valente.

Outro minicurso, que trata da elaboração de projetos para financiamento e fomento para a área museológica, terá como ministrantes o cientista social e técnico em Assuntos Culturais Paulo Celso Corrêa e Adna Teixeira, administradora e chefe da Divisão de Fomento do Ibram.

Será possível conhecer, por exemplo, conceitos básicos e o passo a passo para a elaboração de projetos, além de fontes para captação de recursos e de ferramentas governamentais utilizadas para esse fim.

Marcia_Ricardo

Márcia Borba e Ricardo Alberton

Em outro encontro, os participantes poderão aprofundar os conhecimentos sobre a promoção em museus.

Nesse minicurso, sob responsabilidade do museólogo e publicitário técnico em Assuntos Culturais Ricardo Alberton e da relações públicas especialista em Gestão de Marketing Márcia Borba, os interessados conhecerão, entre outros assuntos, como criar parcerias institucionais para promoção e divulgação dos museus e dos processos museológicos.

Documentação e estudos de público
No minicurso sobre acessibilidade em museus, os participantes poderão saber mais, por exemplo, sobre as leis que tratam do assunto.

A museóloga do Museu da República, e coordenadora do Grupo de Trabalho de Acessibilidade do Programa Nacional de Educação Museal, Isabel Portella, e a arquiteta Flávia Pedrosa, chefe da Divisão de Arquitetura e Expografia no Ibram, apresentarão estudos de caso e possibilidades para se ter um espaço preparado para receber todos visitantes.

Luciana_Amanda

Luciana Palmeira e Amanda Oliveira

Já Amanda Oliveira e Luciana Palmeira, museólogas e técnicas em Assuntos Culturais do Ibram, darão minicurso com foco na documentação museológica. Gestão de acervo, padrões, normas e protocolos internacionais aplicados à documentação museológica estão na pauta.

O minicurso contará com as presenças de Pablo Sanchez, que atua junto ao Ibram como consultor pela Organização dos Estados Ibero-americanos no projeto Sistema de Gestão de Acervos Museológicos, e de Marcus Paulo Albanez, que hoje integra Grupo de Trabalho de elaboração das normativas e recomendações técnicas do Inventário Nacional dos Bens Culturais Musealizados.

Bruno_Rafaela

Rafaela Gueiros e Bruno Moura

Por fim, o sociólogo técnico em Assuntos Culturais Bruno Moura e a especialista em Gestão Cultural técnica em Assuntos Educacionais Rafaela Gueiros ministrarão curso sobre estudos de público. Eles discorrerão, por exemplo, sobre questões como as aplicações desses estudos, e sobre experiências nacionais e internacionais na área.

Confira a ementa completa dos minicursos. Além deles, o Fórum Nacional de Museus terá ainda, em sua programação, conferências, painéis, comunicações coordenadas, grupos de trabalho e encontros, como o Encontro Nacional do Programa Nacional de Educação Museal e a quarta Teia da Memória. Confira.

Texto e fotos: Ascom/Ibram
Última atualização: 12.11.2014