7º Fórum Nacional de Museus é aberto em Porto Alegre (RS)

A abertura do 7º Fórum Nacional de Museus (FNM) aconteceu na noite desta terça-feira (30) e reuniu cerca de 500 pessoas no auditório do Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre, entre profissionais, gestores, estudantes e acadêmicos do setor de museus.

Na abertura, Marcelo Mattos Araujo, presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), falou sobre as especulações sobre o eventual cancelamento do evento, “diante da situação política em que o país se encontra”.

Apresentação do grupo musical do Instituto de Desenvolvimento Social e Cultural da PUC-RS na abertura do 7º FNM

Ele ressaltou que as políticas públicas da área museológica foram construídas ao longo de décadas e configuram como uma conquista para o setor, que devem ser energicamente defendidas e que o FNM é uma oportunidade de promover o debate para aprimorá-las.

“Nosso compromisso é com as nossas instituições e é nesse sentido que este  evento acontece. Para debatermos os melhores caminhos para os museus brasileiros, que são um elemento importante da cultura brasileira”, declarou.

Novidades
Entre os anúncios feitos durante a cerimônia, o público conheceu o resultado da parceira do Ibram com a Google Brasil que disponibiliza, no Google Arts&Culture, objetos em alta resolução dos acervos do Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Museus Castro Maia, Museu Imperial e Museu Lasar Segall. Leia mais.

Além disso, também foi anunciada a quarta temporada da série Conhecendo Museus, que apresenta os museus brasileiros na TV e na internet – nesta edição divididos entre os temas Gastronomia, Ciência e Tecnologia, Moda e Imagem e Som.

Presidente do Ibram durante discurso na noite de ontem (30)

O secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), Mansur Bassit, anunciou a presença do setor de museus e patrimônio, pela primeira vez, no evento Micsul 2018, que será realizado no Brasil.

Já o secretário de estado adjunto da Cultura no Rio Grande do Sul, André Kryszczun, anunciou o resultado do edital do Fundo de Apoio à Cultura para Museus, no qual foram aplicados R$ 250 mil em projetos na área, contemplando um total de 12 trabalhos nesse primeiro momento.

Texto e fotos: Ascom/Ibram