6º FNM tem lançamento de publicações, projetos e campanhas
A sexta edição do Fórum Nacional de Museus (FNM), que reunirá diversos entes do setor museal brasileiro entre 24 e 28 de novembro, em Belém (PA), será também uma oportunidade para a apresentação de novas publicações, campanhas e resultados de gestão.
A Coordenação-Geral de Sistemas de Informação Museal do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) prepara lançamentos e divulgações de programas e projetos de relevância para o desenvolvimento da Política Nacional de Museus, relacionados ao Decreto 8.124 – que regulamentou o Estatuto de Museus e o Plano Museológico –, ao Plano Nacional de Cultura (PNC) e ao Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM).
Dentro do Programa Acervo em Rede, por exemplo, será apresentado o protótipo do Sistema de Catalogação e Gestão do Patrimônio Museológico, que terá uma campanha nacional para a escolha de um nome para o sistema – os participantes do FNM já poderão dar sugestões a partir de urna instalada no evento.
O sistema gratuito foi desenvolvido pelo Ibram com capacidade para exportar dados do Inventário Nacional dos Bens Culturais Musealizados (INBCM). A previsão é que esteja disponível ainda no primeiro semestre de 2015.
iMuseus e PAM
Outros dois projetos abordados no 6º FNM fazem parte do Programa iMuseus: o de Contagem de Público e o da Pesquisa Anual de Museus (PAM).
O primeiro terá uma campanha para sensibilização das instituições acerca da necessidade da contagem e esclarecerá seus benefícios, os procedimentos de contagem e de envio das informações ao Ibram, além da legislação sobre o assunto.
Já a Pesquisa Anual de Museus veio substituir o antigo questionário de pesquisa do Cadastro Nacional de Museus (CNM). A pesquisa se propõe a realizar um diagnóstico do setor sobre temas diversos como acessibilidade, acervo museológico, gestão de pessoas, orçamento, entre outros.
Sua aplicação anual permitirá o estabelecimento de séries históricas. Atualmente está aberto o prazo para preenchimento da PAM 2014 – até 12 de dezembro –, e os participantes do Fórum serão convidados a fazê-lo no estande do Ibram.
Publicações
Também será lançada no FNM 2014 a Coleção Preservação de Acervos, que tem por objetivo apresentar ações concretas do Ibram, desenvolvidas nos últimos cinco anos, nas áreas de preservação, direito à memória e universalidade do acesso aos bens culturais.
A coleção será composta por Manual de Diagnóstico de Conservação, Guia par Elaboração de Políticas de Preservação, Manual de Higienização e Controle de Pragas, e Guia de Procedimentos de Mudança, todos direcionados para a área de acervos arquivísticos e bibliográficos.
Outros lançamentos de publicações serão: Musas – Revista Brasileira de Museus e Museologia, nº 6; Encontros com o Futuro: Prospecções do Campo Museal Brasileiro no Início do Século XXI; Museus e a Dimensão Econômica: da Cadeia Produtiva à Gestão Sustentável; Prêmio Darcy Ribeiro – Educação Museal: Experiências e Narrativas.
O Fórum Nacional de Museus 2014, uma realização do Ibram e da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), traz em sua programação minicursos, conferências, painéis, comunicações coordenadas, grupos de trabalho e encontros, entre outras atividades. Confira a programação completa.






