5º Fórum Nacional de Museus chega ao fim nesta sexta em Petrópolis

Chega ao fim nesta sexta-feira (23), em Petrópolis, o 5ºFórum Nacional de Museus. Durante cinco dias, o evento reuniu no Sesc Quitandinha cerca de mil participantes, entre profissionais, gestores, estudantes, e interessados na área de museus e memória sob o tema “40 anos da mesa de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade”.

Conferências, painéis, minicursos, comunicações coordenadas e grupos de trabalho, além de encontro dos Pontos de Memória, reuniões paralelas e uma programação cultural que incluiu apresentações de música, teatro e exposições, integraram a programação geral do evento, na qual o a função social dos museus esteve em foco.

A quinta edição do FNM, principal evento do setor museal brasileiro, contou com a participação de referências nacionais e internacionais da área de museus e da ministra da Cultura, Marta Suplicy. O evento produziu diretrizes para a Política Nacional de Museus no próximo biênio e definiu a entidade que vai representar o setor museal no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC).

Principal evento do setor museal brasileiro, o Fórum Nacional de Museus confirmou, em sua quinta edição, sua vocação de espaço de debate, deliberação, intercâmbio, troca de experiências e circulação do conhecimento produzido no campo museal brasileiro.

“O quinto fórum vem coroar, qualificar e aprofundar a Política Nacional de Museus, que durante estes cinco dias foi discutida democraticamente”, avalia o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Jr. “Foi muito importante a presença da ministra, que reafirma o compromisso do MinC com a área de museus e a política que o Ibram vem desenvolvendo. Ela aponta para a possibilidade de melhorias e ampliação da PNM”.