2º dia de painéis: promoção, digitalização e função social dos museus em pauta

No segundo dia do 7º Fórum Nacional de Museus, diversos temas ligados aos desafios e possíveis caminhos contemporâneos para a preservação e promoção de museus e coleções voltaram a estar em pauta e atrair o interesse do público que participa do evento em Porto Alegre (RS).

Os três painéis programados para a manhã desta quinta-feira (1º) abordaram a gestão da propriedade intelectual sob a guarda dos museus, novas abordagens para o cumprimento de sua função social na atualidade e a digitalização de acervos.

Acervos digitais

IMG_5027Com o tema “Preservação e acesso à informação museal em meio digital”, o Painel 6 da programação iniciou com a apresentação de case sobre o Museu do Doce, quando foram expostos os projetos de acessibilidade e tecnologia do museu, com destaque para projeto de realidade aumentada desenvolvido em conjunto com a Universidade Federal de Pelotas.

Em seguida, o painelista José Murilo Carvalho Junior, coordenador de Arquitetura da Informação da Coordenação-Geral de Sistemas de Informação Museal do Ibram, apresentou o Projeto Tainacan+Museu.

Desenvolvido pelo Ibram em parceria com a Universidade Federal de Goiás, o projeto visa oferecer uma ferramenta para a disponibilização de acervos em meio digital, construída com software livre, o que facilitaria se acesso a todos os museus brasileiros.

Os painelistas Wellington Pedro da Silva, representante do Ponto de Memória Taquaril (MG), e Daniel Flores, doutor em Metodologias e Linhas de Investigação em Biblioteconomia e Documentação, também trouxeram ao público reflexão sobre a função do acervo a partir do uso de tecnologias por museus comunitários e sobre as estratégias de preservação digital, uso de banco de dados, plataformas de acesso e segurança de repositórios digitais.

Museu e transformação social

IMG_5020“Função social dos museus: novas abordagens frente às transformações sociais” trouxe como painelistas a diretora do Núcleo de Pesquisa do Museu do Samba (RJ), Desirree Reis; a diretora do Museu do Sexo da Putas (MG), Cida Vieira; e Suzenalson da Silva Santos, representante do Museu Indígena Kanindé (CE).

Mediado pela diretora do Departamento de Processos Museais do Ibram, Renata Bittencourt, a mesa abordou, através da apresentação das três experiências e debate com o público, o museu como ferramenta privilegiada para a promoção dos direitos humanos e respeito à diversidade, combate a violências e empoderamento de grupos sociais vulneráveis.

“Esta mesa trouxe uma resposta clara e incisiva para aqueles que tivessem qualquer dúvida quanto ao potencial dos museus para a construção de uma nova sociedade”, expressou o presidente do Ibram, Marcelo Araujo, que assistiu ao painel na primeira fila.

Oferta de experiências

IMG_5023O terceiro painel do dia, “A utilização criativa de acervos de museus e a gestão da propriedade intelectual”, teve como mote a criação de laços afetivos com o público, a partir da oferta de experiências completas que façam os visitantes permanecerem por mais tempo nas instituições, continuando esse relacionamento após o término da visitação – a exemplo do desenvolvimento de produtos das lojas e cafés ligados à temática dos museus.

O assunto foi abordado por Rafael Ferraz Vazquez, advogado associado e consultor sobre Direito Autoral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI); Cláudia Porto, museóloga e consultora de museus, membro da diretoria do Icom para o Desenvolvimento de Coleções, e Gabriela Agustini, professora de Cultura e Tecnologia na Universidade Cândido Mendes e Fundação Getúlio Vargas, sócia e diretora de inovação no Olabi. A mediação foi da diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia de Museus do Ibram, Eneida Braga.

Como experiência regional, Mariana Rutemberg, gerente Geral do Museu do Inter, em Porto Alegre, falou sobre o a importância do engajamento e do relacionamento com o público para manter viva a memória do time gaúcho.

Texto e fotos: Ascom/Ibram